Geomática

Matéria: Geografia
Módulo: Geografia Geral
Descrição:
Decreve a ciência e a tecnologia da "geo-informática"

O que é Geomática?

Geomática é uma espécie de fusão entre a Geografia e a Informática. A geomática trata da coleta, armazenamento, processamento e transmissão de informações geográficas e inclui as ferramentas e técnicas usadas, por exemplo, nas seguintes aplicações:

Sensoreamento remoto
O sensoreamento remoto é uma técnica para obtenção de informações sobre objetos através de dados coletados por instrumentos que não estejam em contato físico como os objetos investigados. Por não haver contato físico, a forma de transmissão dos dados (do objeto para um sensor) só pode ser realizada pela Radiação Eletromagnética, por ser esta a única forma de energia capaz de se propagar pelo vácuo.
Sistemas de informação geográfica
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) ou Geographic Information System (GIS) é um sistema de informação (software e hardware) que recebe, armazena, edita, analisa, distribui e exibe informação geográfica. Usando um SIG é possível pesquisar e analisar informações espaciais e produzir mapas com base nessas informações.
ConstellationGPS.gif
Sistemas Globais de Navegação por Satélite
Um Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System, GNSS) é uma constelação de satélites artificiais que capta e transmite sinais usados para a determinação das coordenadas geográficas e da hora local de um ponto qualquer do globo terrestre. Portanto um GNSS é capaz de informar simultaneamente quatro dimensões: tempo, altitude, latitude e longitude. Os GNSSs são usados, por exemplo, nos mísseis e bombas inteligentes, na navegação e no controle do tráfego aéreo e nos didpositivos utilizados no monitoramento da fauna. Os GPS americano é o GNSS mais usado atualmente.
472px-Table_of_Surveying%2C_Cyclopaedia%2C_Volume_2.jpg

Videos

A little taste of GIS(geographic information system).

Fotografias

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"tags":"GSHHS,GeoRSS,theodolite,tacheometry,remote sensing,photogrammetry,GLONASS,NavPix,RINEX","tagMode":"any","sort":"relevance","size":"small","perPage":"8"}}

Links

  1. Programa de um curso de Geomática de uma universidade européia (em francês)

Discussão

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License