O que é Geografia

Matéria: Geografia
Módulo: Geografia Geral
Descrição:
O que significa "Geografia" e o qual o objeto de estudo desta ciência.

We shall not cease from exploration
And the end of all our exploring
Will be to arrive where we started
And know this place for the fi rst time.

— T. S. Eliot, Little Gidding (1942) —

Possíveis definições

180px-Eratosthene.01.png

Eratóstenes (276 aC—194 aC) foi um matemático, geógrafo e astrónomo grego. Eratóstenes comprovou, pela trigonometria, a esfericidade da Terra e mediu com engenhosidade e relativa precisão o perímetro de sua circunferência.

Do ponto de vista etimológico, Geografia é a "descrição da Terra". A palavra "Geografia" usada pela primeira vez pelo grego Eratóstenes1 e empregada em sua obra Geographica, provém do grego antigo "η γη" (hê gê), Terra, e "γραφειν" (graphein), escrever, descrever. Para os gregos, a Geografia seria a descrição racional da superfície da Terra.

Vejamos algumas tentativas de definir a Geografia:

  1. Geografia é uma ciência social que estuda a distribuição no espaço dos fenômenos físicos e humanos.
  2. Geografia é o estudo da Terra, suas características e a distribuição da vida sobre a mesma, incluindo os seres humanos e os efeitos da sua atividade.
  3. Geografia é o estudo do ambiente natural em que vive o ser humano e de como este meio natural influencia o seu desenvolvimento social e cultural.
  4. Geografia é o estudo dos humanos interagindo com o meio ambiente, incluindo o meio físico, o ambiente alterado pelo homem e os espaços socialmente construídos.
  5. Geografia é o estudo do porquê do lugar (the why of where).
  6. Geografia é o estudo de como o meio ambiente aparentemente controla o comportamento humano.
  7. Geografia é a ciência que trata de formular as leis que governam a distribuição de seres, objetos ou fenômenos sobre a superfície da Terra.
  8. Geografia é uma ciência que combina diversas disciplinas das ciências humanas e da natureza para descrever e explicar nosso meio ambiente e a forma como nos relacionamos com ele.
  9. Geografia é o estudo do planeta Terra e de como os homens, animais e plantas nele vivem e se reproduzem.
  10. Geografia é o estudo da localização e variação espacial sobre a superfície da Terra, tanto dos fenômenos físicos quanto dos fenômenos humanos.
  11. Geografia é o estudo da Terra como lar do homem.
  12. Geografia é o estudo de como os fenômenos variam de acordo com o lugar.

Observe que a palavra "espaço/espacial" aparece ou está implícita na maioria das definições. Isto porque a Geografia investiga onde as coisas estão e por que estão lá e não em outro lugar. Essa localização no espaço das coisas, incluindo seres humanos, resulta de fenômenos e processos estudados pela geografia.

Parece haver um consenso de que o espaço terrestre é o domínio específico do trabalho geográfico. Mas o geógrafo não se limita a descrever os fenômenos. Procura classificá-los, compará-los, generalizá-los e descobrir suas causas, sobretudo as causas relacionadas com o espaço ou local em que os fenômenos ocorrem. É isso que faz da Geografia uma ciência.

Melhor que escolher uma definição da Geografia é estabelecer que "Geografia é aquilo que os geógrafos fazem". Vejamos então, numa primeira aproximação, como o trabalho dos geógrafos se subdivide em diversas disciplinas.

Você encontrará mais informações sobre as disciplinas em que se divide a Geografia na seção "subdivisões da geografia".

Aprofundamento

  1. O princípio da Geografia Geral (PDF) de Paul Vidal de la Blache
  2. A Geografia serve para desvendar máscaras sociais (PDF) de Ruy Moreira
  3. O que é Geografia (PDF) de José William Vesentini

Links

Discussão

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License