Subdivisões da Geografia

Matéria: Geografia
Módulo: Geografia Geral
Descrição:
Como a Geografia se subdivide em disciplinas.


Podemos dividir a Geografia como disciplina em dois principais campos: a Geografia Humana e Geografia Física.

Geografia Física

479514540_09d31c63e4_b.jpg
A Geografia Física é uma Ciência da Terra (geociência) que estuda o clima, a vegetação e a fauna, o solo, os rios, os mares e oceanos, as paisagens e como tudo isso se formou e se distribuiu no espaço. De uma forma mais geral, podemos dividir o objeto de estudo da Geografia Física em:
litosfera
A litosfera (do grego λίθος [líthos] = "rocha" + σφαίρα [sfaíra] = "esfera") é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
hidrosfera
Hidrosfera (do grego ύδωρ [hydor] = "água" + σφαίρα [sphaira] = "esfera") é o conjunto de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre.
atmosfera
A atmosfera (do grego ἀτμός [Atmos] = "vapor de água, vapor, ar" + σφαῖρα [sphaira] = "bola, esfera"), é uma camada de gazes que cobrem a superfície da Terra graças à ação da força gravitacional.
pedosfera
O pedosfera é uma parte da geosfera e descreve a interface entre a atmosfera e a litosfera. É uma zona fronteiriça da superfície da Terra em que a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera interagem entre si.
biosfera
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres, ou seja, é a zona onde se encontra vida na Terra. Nela encontramos todos os seres vivos, suas interrelações e suas interações com o meio físico (litosfera, atmosfera e hidrosfera).
Diversas disciplinas se enquadram em maior ou menor grau no que chamamos de Geografia Física, dentre as quais:
Biogeografia
É o estudo da distribuição da biodiversidade1no espaço e no tempo. Investiga onde vivem os organismos e sua abundância. Procura descobrir não apenas quais espécies vivem em uma determinada época e onde elas vivem, mas também o porquê de ela viverem onde vivem e não viverem em outro(s) lugares. Geralmente é possível explicar esses padrões de distribuição das espécies com base em fatores históricos como especiação,2 extinção, deriva continental,3 glaciação4 e captura fluvial5

Geografia Humana

226549834_5a8b0c11d8.jpg
A Geografia Humana é o estudo de como as sociedades humanas usam a superfície da Terra, de como os fenômenos humanos se distribuem no espaço, de como a ação humana altera o meio natural. Dentre os temas estudados na Geografia Humana estão: a formação e a distribuição das áreas urbanas, sistemas de transporte e serviços públicos, a divisão espacial da produção e do trabalho e a análise espacial das raças, grupos étnicos e "culturas". Vejamos então algumas das subdivisões da Geografia Humana:
Geografia Cultural
A Geografia Cultural é um espaço de reflexão, análise e investigação do modo como, num contexto de rápidas mudanças globais, a cultura condiciona o modo de apropriação do espaço geográfico e, em consequência, a criação de territórios.
Geografia do Desenvolvimento
A Geografia do Desenvolvimento estuda o padrão e a qualidade de vida das sociedades humanas e sua variação no tempo e no espaço. O desenvolvimento é um processo de mudança que afeta a vida das pessoas, podendo melhorar a qualidade de vida ou não. Na Geografia do Desenvolvimento estuda-se os padrões espaciais do processo de desenvolvimento. Um dos problemas desse ramo da geografia é estabelecer os critérios (políticos, socio-econômicos) com base nos quais se "medirá" o desenvolvimento. Tenta-se ainda compreender as causas e as consequências das variações geográficas nos níveis de desenvolvimento. Outro tema estudado é o "desenvolvimento sustentável", uma tentativa de compreender como seria possível satisfazer as "necessidades" do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Discussão

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License