Velocidade da luz

Matéria: Física
Módulo: Física
Descrição:
Descreve o conceito de velocidade da luz no vácuo e em meio material, bem como seus valores

speed-of-light.jpg

A velocidade da luz no vácuo é uma constante física definida como 299,792,458 metros por segundo. É denotada pelo caractere c, primeira letra da palavra latina celeritās (velocidade, rapidez, celeridade). A velocidade da luz no vácuo foi incluída Sistema Internacional de Unidades em 1983 e a partir dessa data o metro passou a ser definido em função de c e do segundo.

Além desse conceito de velocidade da luz no vácuo (constante), há o conceito de velocidade da luz em um meio material, que é variável e menor que c. Portanto, lembre-se: a constante c refere-se ao valor teórico constante da velocidade da luz no vácuo.

A velocidade da luz aplica-se a todos os tipos de luz — independentemente da cor, intensidade, fonte e direção —, e não apenas à "luz branca" emitida pelo sol.

O valor da velocidade da luz adquire uma importância fundamental quando se trabalha com grandes distâncias, pequenos intervalos de tempo ou quando se requer medições precisas no espaço e no tempo. Seu valor é, portanto, um fator crítico, por exemplo, na astronomia, na eletrônica moderna e no Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Discussão

Add a New Comment
or Sign in as Wikidot user
(will not be published)
- +
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License