O que é biodiversidade?
Table of Contents

Introdução

Observe a Figura 1 abaixo. Nela estão representados 25 espécies de besouros, insetos pertencentes à ordem Coleoptera.1 A ordem Coleoptera é a que inclui o maior número de espécies: cerca de 350 mil ou cerca de 40% das espécies de insetos conhecidos, sendo portanto o grupo animal mais diversificado existente. O número de espécies de besouro é seis vezes maior que o número de espécies de vertebrados até hoje identificadas.

biodiversidade-beetle.png

Diversas espécies de besouros, sendo a maioria do gênero Lebia.2

Biodiversidade ou diversidade biológica refere-se ao número de espécies existentes numa área definida. De uma forma mais geral, a biodiversidade refere-se à variedade da vida na Terra, incluindo a variedade de genes, espécies, populações e ecossistemas. Em 2003 o professor Anthony Campbell definiu um novo nível de diversidade biológica: Diversidade Molecular.

O número total de espécies no planeta Terra é estimado entre 7 a 20 milhões, dos quais apenas cerca de 1,75 milhões foram cientificamente descritos. A diversidade de espécies aumenta na direção polo → equador; a maioria das espécies encontram-se portanto nas regiões tropicais e sub-tropicais.

As atividades humanas e suas consequências, tais como o efeito estufa e a poluição das águas, têm causado um acentuado declínio da diversidade biológica no planeta. A perda de biodiversidade é irreversível, uma vez que não se pode recuperar um gene, uma espécie, uma população ou um ecossistema perdidos.

A forma mais direta de medir a perda de biodiversidade é através da redução do número de espécies (num dado espaço). Mas a efetiva perda de biodiversidade não pode ser medida dessa forma tão simples, uma vez que a diversidade biológica inclui outros níveis de organização, acima e abaixo do nível "espécie". Por exemplo, é possível a perda de comunidades biológicas inteiras; a redução ou degradação acentuada de um ecossistema, ou comunidade biológica, mesmo que não implique uma diminuição do número de espécies, representa uma clara redução na biodiversidade.

Links

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License